quinta-feira, 17 de abril de 2014

Olhar




Diego não conhecia o mar. O pai, Santiago Kovadloff, levou-o para que descobrisse o mar.
Viajaram para o Sul.
Ele, o mar, estava do outro lado das dunas altas, esperando.
Quando o menino e o pai enfim alcançaram aquelas alturas de areia, depois de muito caminhar, o mar estava na frente de seus olhos. E foi tanta a imensidão do mar, e tanto fulgor, que o menino ficou mudo de beleza.
E quando finalmente conseguiu falar, tremendo, gaguejando, pediu ao pai:


Me ajuda a olhar!     (A função da Arte - O Livro dos Abraços, Eduardo Galeano)



Querido Diego,

Tão jovem e já tão sábio! Deve ser o orgulho de seu pai Santiago, lindo nome, aliás, e uma opção minha se eu tivesse tido um filho homem; nome que resulta da contração do título "santo" com o nome Iago, que significa "aquele que vence" e me lembra o famoso Caminho de Santiago de Compostela, que um dia também gostaria de vivenciar.

Então o mar lhe foi apresentado... que belo e grandioso presente o convite para enxergá-lo também como os olhos do seu coração.

Eu experimentei o seu beijo salgado pela primeira vez aos 13 anos, e justamente por desconhecê-lo, fui abraçada por uma onda, que também desconhecendo a sua força, me puxou tão forte que me assustou bastante, e hoje em dia, tomo precauções e me faço  criança na beira da praia.

Mas você não precisa compartilhar desse meu trauma, mesmo porque, contemplar o mar é maravilhoso e eu diria mais, pra mim chega a ser reflexivo.

Parece que quando estamos lá, diante, dele, na moldura de tamanha imensidão nos tornamos tão pequenos quanto um grão de areia... Perceba, ainda, como o barulho das ondas, naquele vai e vem incansável, acalma e quase nos põe a sonhar acordados... não há terapia melhor e concordo com você, pois também fico muda de beleza e penso o quanto a natureza é generosa.

Generosa, pois a praia em geral não é de ninguém e podemos desfrutá-la de maneira gratuita, sem precisar pagar por cada foto sacada pelo coração... revelação pra lá de instantânea!E o melhor de tudo, é que ele, o mar, estará sempre lá a sua espera, seja para estar com ele apenas nas férias, seja para passar lá para apenas um aceno, um olá ou um simples  e novo olhar...

Um beijinho doce,

Hannah

Nenhum comentário:

Postar um comentário