domingo, 2 de junho de 2019

Bolo de LARAnja





Nossa, como era longe aquele lugar!

Acordava às 5 da manhã, pegava o primeiro ônibus às 6h e se o trânsito não ajudasse muito, perigava eu chegar atrasada e ainda levar advertência no período de experiência. Quanta exigência!


Parecia mais um quartel general! E olha que eu já estudei no Colégio da Polícia Militar e deveria estar acostumada a manter a blusa branca por dentro da calça de tergal verde, o casaquinho sempre abotoado, e assim por diante. Sem falar no "Sentido! Descansar! Meia-volta, volver!"

Mas como tudo que é "ruim" dura pouco, essa aventura radical cuja adrenalina descarto, levou apenas 3 (longos) meses. Resistência zero, acabei desligada do grupo de elite.

No entanto, como sempre há um lado bom nas situações mais complicadas dessa vida, acabei conhecendo pessoas. A maioria simplesmente passou, mas uma em especial ficou.

Inteligente, dedicada, capricorniana, séria, cabelo comprido e louro,  era expert em Excel e quando podia, ajudava os colegas do quartel, digo, do departamento. Não tivemos um grande contato no início, mas os poucos laços que fizemos, se apertaram de uma forma, que até hoje, 17 anos depois ainda nos falamos.

Também teve vida curta no "quartel" e decidiu pedir baixa antes que se tornasse um general como os demais. Aplicada e disciplinada, tingiu os cabelos de um castanho escuro mais natural e galgou vários degraus desde então. Hoje é uma importante Servidora Pública Federal. Como nem tudo é cor-de-rosa com bolinhas da mesma cor, mora em Campinas e como não é fã de Sandy & Junior, nem de Chitãozinho & Xororó, essa proximidade não lhe diz nada e não gosta da cidade.

Toda vez que vem a Curitiba, marcamos em uma cafeteria e colocamos as novidades em dia, ou então, peço licença ao Papai Noel, e no dia 25 nos encontramos para um abraço de aniversário.

Dessa vez, alguns dias de férias foram antecipados e um gentil convite para um almoço veio por e-mail e foi logo aceito.

Disse que me admirava pela disposição em atravessar a cidade pra rever os amigos, imagine! Eu é que a admiro pela batalhadora que é ! Quem dera eu tivesse 1/3 da disposição dela para os estudos.

Um delicioso arroz de forno me aguardava, na companhia de um maravilhoso suco de abacaxi com hortelã, da pequena horta que sua querida e simpática mãe mantém em frente de casa. Uma delícia de almoço numa segunda-feira em que a chuva ameaçou chegar, mas o vento não deixou... quem sabe amanhã!

Conversa vai, conversa vem, e de repente um cheirinho de café nos levou de volta à mesa.

Pra minha surpresa e alegria, um delicioso BOLO DE LARANJA também estava lá pra me recepcionar, ao lado de outro de chocolate.

Amarelinho, macio, saboroso, que com café com leite forma uma dupla quase dinâmica, mexeu com minhas lembranças e definiu mais um sabor do meu cardápio de bolos, aquele, ainda a ser definido.

Aí eu pergunto... tem coisa melhor do que café com bolo na casa de uma amiga, regado a conversas, risadas, trocas, confidências???

Acho que é por isso que ADORO bolo com café sem açúcar. Acho que é por isso que há poucos meses germinou em mim a ideia de fazer disso uma fonte de renda, um trabalho, um prazer, uma diversão!

E é com essa convicção que sigo em frente, mesmo que em passos lentos, na certeza que um dia chegarei lá, mesmo ainda sem saber exatamente onde.


P.S. Amiga L.A.B, esse texto é pra você! Grata pelo delicioso bolinho de laranja com casca! (13/09/2014).

Nenhum comentário:

Postar um comentário