segunda-feira, 18 de dezembro de 2023

dezembrite




Rinite, bronquite, sinusite, e agora, DEZEMBRITE.

E como toda inflamação, traz lá os seus incômodos.

Os bolsos ficam mais sensíveis; os olhos ficam maiores que o estômago; as pernas já não dão conta de correr; o ar condicionado do shopping ataca tudo e nossas agendas tropeçam nos compromissos que de repente se tornam inadiáveis.

Pessoas que não se viram durante o ano todo, querem tomar café com bolo, mas se for panetone, melhor ainda!

Familiares que não se falam há décadas e passam a se encontrar somente em velórios, lembram de agendar almoços com parentes que de tão idosos não lembram mais nem os próprios nomes, quem dirá dos entes queridos...

Compras já se iniciam naquela fatídica sexta-feira; parcelas se multiplicam no cartão de crédito; encontros, reuniões ditas de confraternização; almoços de final de ano e o incansável amigo oculto - sintomas facilmente detectáveis.

Comida, comida, comida e mais comida! Isso quando tudo não se resume à bebida.

Piadinhas sem graça, verdades disfarçadas de brincadeirinhas e egos que murcham feito flor em verão de 30 graus ou inflam, inconformados por brilharem menos que o pisca-pisca da árvore de Natal.

Sorrisos amarelos, vestidos vermelhos, e para combinar, verdes desconfortos.

O ar pesa, a roupa pesa, a comida pesa, os relacionamentos pesam,  o ano termina com excesso de peso e desse jeito, uma bariátrica torna-se a prioridade das metas de ano novo.

Ah! E ainda tem aquele calorzinho cujo ventilador do assalariado não dá conta e só aumenta a fatura da luz no final do mês.

Janelas abertas, vestido de alcinha, e mesmo que tire a calcinha, o fogo não ameniza... aliás, nesse caso, ele só faz aumentar... Será?

Suco de limão com água com gás é bom! Mas recomenda-se não tomar à noite.

Há quem diga que cítricos tiram o sono, assim como cafeína, codeína, purpurina, gasolina e outras "inas", mas o assunto de hoje são as "ites"!

E depois de tanto besteirol junto num texto só, o jeito é me recompor, e da próxima vez entrar aqui para algo mais útil.

Talvez mais um sintoma dessa síndrome que se une ao cansaço e junto com a falta de paciência, agora tem nova roupagem. Dezembrina.





Nenhum comentário:

Postar um comentário