quinta-feira, 3 de agosto de 2023

minhocas na cabeça



Venho me sentido inquieta, angustiada, pensativa, questionadora, desconfiada ultimamente.

Não que antes eu não fosse, mas por conta de tudo o que aconteceu desde o dia 21/11/2018, muita coisa mudou aqui dentro...e fora também.

Minha cabeça e meu coração se voltaram para o que chama sobrevivência, e picuinhas do dia a dia não tinham mais lugar na fila do pão.

Desde então, criei um casulo onde barulhos externos não perturbavam o meu silêncio interior (roubei).

Achei tão lindo! Li outro dia essa frase e a isso davam o nome de PAZ.

E fico aqui pensando como é difícil alcançar essa paz...

Juro que tenho tentado, mas é só dar ouvidos à mente e tudo acaba em ruído.

Outro dizer que eu gosto é A MENTE MENTE, mas infelizmente continuamos acreditando nela.

De repente me vi lembrando que tenho muitos casos de doença mental na família.

E isso vai desde parentes distantes, que até já partiram, até outros mais próximos e tão amados.

Parte o coração não poder ajudá-los, mas nesse contexto todo, ninguém está imune, e parafraseando alguém "entre a sanidade e a loucura, a linha é bem mais tênue do que imaginamos"...

Outro dia assisti um filme na Netflix que me chamou a atenção pela protagonista, que é uma atriz que eu gosto, e logo no início havia um alerta dizendo que seria muito delicado que pessoas com depressão, ansiedade ou síndrome do pânico assistissem...falava sobre os tais gatilhos.

Respirei fundo e assisti! Como é difícil compreender, se colocar no lugar e ter compaixão por essas pessoas.

No meio do filme, uma fala do personagem do psiquiatra traz um poema de Sylvia Plath, ressaltando que foi um dos últimos antes dela se suicidar, aos 30 anos.

Fui em busca de algo mais sobre essa escritora, mas talvez sua fala não esteja ao meu alcance, assim como acontece com Virgínia Woolf e Clarice Lispector.

Mas um detalhe, talvez irrelevante para a maioria, me chamou atenção: ela nasceu em 1932 e faleceu em 11 de fevereiro.

Minha mãe já partir há 10 anos e 8 meses, mas nasceu em 11/02/1932.  

Para esse final não soar tão melancólico, pesquei essa imagem.






Nenhum comentário:

Postar um comentário