sábado, 12 de agosto de 2023

preSENTE



Os ventos, que ontem assustavam os telhados das casas e desiquilibravam árvores, se acalmaram.

Hoje sopram suave e suam frio, apesar do azul do céu e de um solzinho tímido, que não aquece.

Levantei relativamente cedo. Agasalhei meus pés com meias de lã e calcei minha pantufa que brilha no escuro.

Fiz minhas orações. Acendi um incenso.

Abri algumas frestas das janelas.

Preparei uma banana amassada com chia e gergelim, e passei um café forte.

Sentei em frente ao computador e acessei o blog de uma amiga.

Comecei a passear pelos seus textos e viajei longe. Fui até Zurique, onde ela vive hoje e fiquei com vontade de entrar no supermercado mais próximo e encher o carrinho com chocolates suíços.

Descobri que ela sonhava ser astronauta e bailarina, mas foi o marketing e as viagens que a levaram a desbravar esse mundão de Deus.

E foi numa dessas aventuras que nos conhecemos em Londres, décadas atrás. 

O chuveiro do hostel não esquentava, e ela e a amiga fizeram check out e passaram alguns poucos dias conosco, no quarto em que eu morava e dividia com meu irmão. E isso foi o que bastou para que o laço da nossa amizade fosse apertado em um lugar chamado Notting Hill.

Uma baiana, que estudava em Barcelona e depois viria a morar na Alemanha e outros tantos lugares que teve para chamar de LAR (s) - forma escandinava de Lourenço, segundo o Dr. Google e que toda vez que volta à sua terra, tem um olhar sensível e compassivo para com o seu povo.

Também fiquei com vontade de abrir o armário de sua cozinha e preparar um saboroso café com cardamomo, tudo isso ao som de Djavam e das boas lembranças que os almoços de domingo em família ainda ressoam em seu coração.

De abraçar suas primas, suas tias e as casas de suas tias.

Tudo remete a aconchego. 

Tudo acolhe.

Que AMIZADES sejam sempre assim!

Um abraço carinhoso, mesmo na distância, lembrando que que esse é ESPECIAL. É de aniversário!

 - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - 

Este texto foi escrito no dia 14 de julho, mas foi publicado hoje, quase um mês depois, como presente de aniversário a essa amiga que está tão longe fisicamente, mas que consegue estar aqui perto, sentada ao meu lado, conversando e tomando café, sem açúcar, e acompanhado de um chocolate, suíço, claro!  

Ciça amada, este texto é pra você! 

Que chegue aí, inteiro, sem amassados no embrulho e com o laço amarelo ainda perfeito.

Abraço amoroso, sempre!




Nenhum comentário:

Postar um comentário